sexta-feira, 24 de julho de 2009

TIM TIM




A origem e o ritual do "Brinde"


O brinde teria se originado na Antigüidade durante os acordos de paz entre impérios belingerantes.


O mediador do acordo deveria se levantar, proclamar sua conclusão e tomar o primeiro gole da bebida (normalmente vinho, a mais mística das bebidas) para mostrar que ela não estava envenenada e demonstrar, assim, a boa vontade entre as partes.


O caráter sobrenatural que nosso fermentado teve desde os primórdios, quando lhe eram atribuídos poderes transcendentes, levava muitos homens a dedicarem goles desta poção mágica à saúde dos amigos ou ao êxito dos combates.

Celtas ( meus antepassados..rs) e gauleses, por exemplo, punham a circular um vaso cheio de vinho, de mão em mão, bebendo-se à pessoa que se queria honrar.

Cada conviva dizia, olhando-a: "a ti bebo".


O ato do brinde com toque de copos nasceu, segundo Alfredo Saramago, em seu livro O Vinho do Porto na Cozinha, em uma época na qual se utilizavam recipientes de metal ou vidro fosco que não transpareciam a quantidade de vinho servida.

"Para que não houvesse enganos, durante as saúdes os copos deviam tocar-se para os dois oficiantes da saúde saberem que o copo que tocavam estava tão cheio como o seu.

Tratava-se de uma oferenda e ao mesmo tempo de um gesto de delicadeza, para que ninguém ficasse mal servido".

Também se elevava, como ainda hoje, o copo à altura do coração, ou da fronte, para imprimir mais intensidade ao bonito gesto do brinde.


Outra versão, esta mais poética, para o ato de tilintar as taças ao se brindar.

Dionísio, o deus grego do vinho e da fertilidade, teria iniciado a prática de fazer o som percutindo as taças umas nas outras para tornar completa a experiência sensorial da degustação do vinho.

Esta, até então, só evocava quatro dos cinco sentidos: visão, olfato, tato (na boca) e paladar.A audição estava ausente.

TIM TIM à Dionísio e as suas festas dionisíacas.....rsrsrs
TIM TIM tambem a Sileno notório consumidor de vinho e professor de Dionísio.

3 comentários:

Gaspar de Jesus disse...

DEUSA
Eu partilho da sua taça à SAÚDE!
TCHIM TCHIM
Bjs
G.J.

Francisco Coelho disse...

TchIM TchIM a sua descrição do brinde,vivendo e aprendendo.

bjs

Deusa disse...

Gaspar

Chico

Tchim Tchim ( com barulhinho )..rsrs

que pelo jeito gostam de vinho tambem .

beijoooo