sábado, 15 de agosto de 2009

SIBILAS

Essa foto é a representação de uma das Sibilas pintadas por Michelangelo







Sibila é o nome dado às mais célebres profetisas da antiga Pérsia, Líbia, Delfos, Samos, Ciméria, Eritréia, Tíbure, Marpesso, Frígia. Sentada sobre os vapores insalubres de uma fenda na terra ou profundamente mergulhada no silêncio e na reclusão de sua caverna, Sibila devia dizer suas profecias em transe ou escrevê-las em folhas que depois eram dispersas pelo vento se ninguém viesse recolhê-las. Embora muitas vezes fosse esotérica e precisasse de uma interpretação mais profunda para ser entendida, Sibila com o dom da profecia ligava seu povo ao Divino.

Ficou muito conhecida certa Sibila que habitava Cumes, localidade onde Apolo possuía um belo templo, embora inferior ao de Delfos. Afirma-se que, aí, a Pitonisa chegava a escrever as profecias do deus. Na verdade foram os escritos chamados "Livros Sibilinos", que mais tarde foram para Roma, onde eram altamente apreciados, tendo-se entregue a sua guarda a um corpo de sacerdotes, chamados Díumviros. Tais livros eram consultados sempre que alguma desgraça ameaçava a cidade, para isso, porém, era preciso um decreto do senado.

A Sibila era mortal, no entanto, se tivesse aceito o amor de Apolo, poderia ser imortal. Ela nos conta:

-"Ele prometeu-me satisfazer minha vontade, se eu concordasse em ser sua. Tomei um punhado de areia e estendendo o braço, pedi-lhe para ver tantos aniversários quantos grãos tinha na mão. Infelizmente, esqueci-me de pedir a juventude. Posso viver setecentos anos, mas meu corpo enfeza-se à medida que os anos passam e um dia morrerei, mas a minha voz permanecerá e as idades futuras respeitarão minha palavra." Estas últimas afirmações da Sibila constituem uma alusão aos seus poderes proféticos.

Sibila aparece em nossas vidas para dizer que o dom da profecia é inerente à todas as mulheres. Só as mulheres trazem consigo os mistérios do sangue menstrual, da gravidez e do parto. Esses elementos separam claramente o homem da mulher. A consciência desta força mágica, desencadeou vários cultos na era primitiva e hoje os vemos retornar na arte da Wicca.

Sibila vem ainda nos dizer que nosso futuro depende de nossas escolhas pessoais. O padrão de energia básica de nossas vidas é preestabelecido, mas podemos alterá-lo como nos aprouver.

Na crença da Antiga Wicca, o futuro ainda não está definido, mas o padrão é estabelecido pela malha astral se nada se alterar. Tudo que se manifesta na dimensão física é antes formado na dimensão astral. Essa é apenas uma das chaves da magia.

Nenhum comentário: