sábado, 16 de janeiro de 2010

VITORE "CARPACCIO" ...

La em Veneza , pertinho da Praça São Marcos existe o Harry`s Bar de Giuseppe Cipriani que, foi sempre freqüentado por gente famosa :Ernest Hemingway, Somerset Maugham, Arturo Toscanini, Orson Welles, Aristóteles Onassis, Maria Callas, Truman Capote, Charles Chaplin ...etc
Para eles Ciprianni inventou drinks de sucesso -como o "Bellini" ou o "Tiziano".
Mas nada lhe deu tanto prestígio quanto aquelas lâminas muito finas de carne crua, acompanhadas de vários tipos de molho ,que chamamos de "carpaccio ".
Isso se deu por volta de 1950 quando ele teve que criar um tipo de prato com carne crua , para agradar uma frequentadora assídua ( condessa Amália Nani Moncenigo ) cujo médico tinha lhe recomendado para a cura de uma severa anemia.
Cipriani, muito criativo resolveu congelar primeiro a carne crua para poder corta-la bem fininho de maneira que ao apresentar o prato não causasse má impressão
Mesmo porque na época havia mto preconceito sobre o uso das carnes cruas.
Enfeitou o prato antes de servi-lo de maneira decorativa e harmoniosa e apresentou à condessa que se referiu à beleza do prato da seguinte maneira
Che bello vedere come un Carpaccio !!!
O nome foi escolhido por estar havendo na cidade exposição do pintor renascentista Vittore Carpaccio (1460-1525), conhecido por usar em todos os seus quadros luminosos tons vermelhos.
Lembrando a cor da carne crua.
Em 1980, morto Giuseppe, assumiu o bar seu filho Arrigo Cipriani Com o cuidado de não mudar nada na casa, nem a decoração, nem o cardápio - exceção apenas, em sua mesa de trabalho, à presença de um moderno computador.
Por isso quem andar pela bela cidade de Veneza, ainda hoje poderá degustar, naquela ruazinha tranqüila, um carpaccio que será servido com a mesma receita criada pelo velho Giuseppe Cipriani. Vale a pena.


4 comentários:

Mari Amorim disse...

Li,amada
espero que estejas bem
Boas energias
Mari

EDUARDO POISL disse...

Há um tempo em que é preciso
abandonar as roupas usadas,
que já têm a forma do nosso corpo,
e esquecer os nossos caminhos,
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia:
e, se não ousarmos fazê-la,
teremos ficado, para sempre,
à margem de nós mesmos

Fernando Pessoa

Te desejo um lindo domingo com muito amor e carinho
Abraços

Deusa disse...

Oi Mari querida
A barra ta pesada
mas tudo se ajeita
beijooooooooo

Deusa disse...

Eduardo
Obrigada por ter vindo viu
Um abraço bem grande !!