segunda-feira, 3 de agosto de 2009

DEUSA SARAVASTI




Meu querido amigo Rolando ( entremares ) me falou dessa Deusa , fui la pesquisar e realmente me encantei , mesmo porque ela é a protetora de todas as Artes Criativas.


Ela é protetora dos artesãos , pintores, músicos , atores , escritores e artistas em geral .Protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes , os professores e tudo relacionado a eloquencia .


A religião hindu tem no seu centro uma trindade de Deuses:

Brahma (o Criador),

Shiva (o Transformador) e,

Vishnu (o Preservador).



Cada um deles tem como consorte uma companheira chamada Shakti.

Nos primórdios das tradições indianas, essas consortes eram vistas tão somente como emanações dos Deuses masculinos individuais; contudo, a partir do século V d.C., a Deusa começou a ser um importante arquétipo para a consciência indiana.

Durante este período, as Shaktis se tornaram divindades muito importantes e conseguiram o direito de adoração.

Com o tempo, adotaram qualidades e características associadas com um nível mais primal de culto da Deusa que remonta a muitos milênios nas tradições orientais.



Brahma tinha como consorte Sarasvati. Os Vedas listam Sarasvati como sendo originalmente uma divindade da água, a Deusa de um rio que corria a oeste do Himalaia. Posteriormente o seu poder aumentou.

Ela passou a ser conhecida como a Deusa dos cânticos e dos discursos, a criadora do sânscrito e a descobridora da bebida sagrada, soma. Ela se tornou a força por trás de todos os fenômenos


Sarasvati é representada como uma graciosa mulher com uma flauta, de pele branca, usando uma Lua Crescente em sua fronte; ela cavalga um cisne ou um pavão, ou senta-se numa flor de lótus.

É a Deusa de todas as artes criativas, em especial da poesia e da música, do aprendizado e da ciência.

Besant Panchami, às vezes chamado Dawat Puja, é o Festival de Sarasvati na Índia. Esse festival tinha início com a limpeza de todos os potes de tinta e das penas. ( usadas na escrita)

Em nossa era de computadores, devemos limpar completamente tais equipamentos. Na verdade, limpar toda a área da escrita, tirando o pó de todos os livros e organizando os papéis pessoais, faz parte dessa categoria.

Os hindus consideram todas as vidas como uma participação da harmonia cósmica.

Consideram todas as ações como uma forma de culto divino; diz-se que é um culto interno. No culto externo, seus rituais consistem em sons, ritmos, gestos, flores, luzes, incenso e oferendas, tudo isso servindo como auxílio para guiar a mente o mais longe possível do material e o mais perto do espiritual.

Ao culto individual dá-se nome de "puja". O ritual é considerado necessário para estabelecer e manter contato com uma divindade específica.

2 comentários:

Pássaro do Atlântico disse...

Bom dia Deusa da Magia,

Vim novamente no seu Portal Mágico, e me encantei com seu texto, é de uma cultura notavel e lendo sua texto me veio uma dúvida.

Essas penas era de Pavão masoquista, ou era de Codorna Felpuda? Risos...

Deusa, outro dia eu estava lendo sobre Babalon e tinha pouca referência, eu gostaria de conhecer mais sobre Babalon, você poderia falar sobre Babalon?

Parabéns,e mais um dia lindo para você e sua inteligência e Sensualidade.

PS: Se a mulher com duas mãos, já nos faz "Penar", imagina com quatro.

Beijos

Deusa disse...

Ola Pássaro ....

Obrigada por sua visita .

Ta arriscando sua penas hein ?....rsrsrrs
Quer mesmo a Mulher Escarlate ?
srsrsr.
Vou falar dela .rs

Beijo