terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A BURKA E EU...











A burka é uma veste feminina que cobre todo o corpo, o rosto e algumas até mesmo os olhos.
Segundo o Corão, as mulheres devem-se vestir de forma a não atrair a atenção dos homens.
Ela representa, de fato, uma cultura em que as mulheres são submissas.
Sempre senti muita curiosidade em saber como essas mulheres conseguiam visualizar o mundo que as cercam completamente "fechadas naquela imensidão negra das vestes "

Na oportunidade que tive pedi pra minha filha , que trouxesse uma pra mim , mas queria uma exatamente do jeito que elas usam por la .
A primeira vista a textura macia do tecido engana .
Eu , latina , vivendo numa cidada como o Rio de Janeiro , com liberdade de mostrar o corpo ao sol com decotes , pernas de fora , braços nus , cabelos ao vento , queria sentir na própria pele a sensação de aprisionar meu corpo em panos pretos repressores .
Apenas meus olhos de fora.
Realmente para nossa cultura é algo assim tão inacreditável , porque é uma vestimenta que nos tira a identidade , ao olharmos varias mulheres juntas , difícil distinguir quem é quem ?

E fiquei a me perguntar como aprender a distinguir uma da outra ?( se eu fosse uma delas ) , porque todas se vestem exatamente iguais.
Deduzi , que mais que nunca o olhar de cada uma é valorizado, a troca de olhares entre elas é primordial
Os sentidos de certa forma são despertados mais para o olhar, os detalhes do caminhar e de se mover.
Bem , tudo que se refere ao Islã é muito complicado e difícil de entender , não vou entrar no mérito religioso .


Deixo como pensamento a frase de Oscar Wilde

"Egoísmo não é viver como quiser; é pedir aos outros que vivam como alguém quiser que vivam."



A burka foi proibida pelo parlamento francês em 13 de julho de 2010, pela Lei nº 524, que entrará em vigor seis meses após a sua promulgação.
Multas de 150 euros para as mulheres que a usem e 30 mil euros para os homens que as obriguem.


Proibir seria a melhor maneira ?

5 comentários:

Ricardo e Regina Calmon disse...

Com ou sem burka,minina Deusa,te ler é absorver vida,em girassólica forma,folgo em saber que hipnotizada ficaste com la danza de los girassoles,prova contundene e avassaladora que és sim um girassole.

que ano esse,que adentra em vidas nuestras,todos os girassois del mondo,te dedico e desejo.

yessssssssssssssssssssss

viva la vie

smacks and hugs

Lindo 2011

ricardo andré,
el semeador de girassoles e vitta

viver é sim,pura magia

Deusa disse...

Olaaaaaa Mestre dos Girassóis

Obrigada pela simpatia contagiante.

Abraço colorido

Anônimo disse...

Rsrsrsrsrs...Sou a favor da Burca, pois a burca deixa a mulher livre dos olhares..rsrsrs..bjus na Burca..

Deusa disse...

Gosta é Druída ?..rs
Então vai ganhar uma ....rsrsrs

Anônimo disse...

Deusa,

Estou imaginando a cena. Eu, 1.83 de altura,corpo atlético vestido de Burca...hehehehe..Vou ficar parecendo uma barraca armana na vertical..rsrsrssr